sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rio Tamanduá


O Rio Tamanduá faz parte da história da cidade. Sua nascente está localizada no município de Santa Terezinha de Itaipu, à margem direita da BR-277, sentido Foz/Curitiba, e percorre um trecho sinuoso passando por propriedades rurais até desaguar no Rio Iguaçu. Desde 1978, seu recurso hídrico é utilizado pela Sanepar para o fornecimento de água à comunidade de Foz do Iguaçu.

As agressões e o nível de poluição do Tamanduá tornam a situação da água bem comprometedora, para qualquer finalidade. O turismo de aventura fica impedido de ser implantado, a prática esportiva se torna um risco, o lazer da comunidade fica comprometido e o fato de que bebemos tal água (independentemente do tratamento a que ela seja submetida) é o maior exemplo de como essas agressões ao rio impactam toda uma comunidade.
O contato direto com uma água com grandes níveis de poluição propicia inevitável contaminação por microorganismos. Ainda não há um estudo sobre as pessoas que se banham no rio com certa freqüência, mas em banhistas com contatos menores já foram constatadas contaminações.

Nas proximidades da subestação de captação da Sanepar existe o Recanto do Rio Tamanduá, local que foi freqüentado pelos primeiros moradores de nossa cidade e que ainda hoje é um dos locais preferidos para o lazer de um grande número de pessoas. Esse “recanto” pode ser considerado um marco histórico-cultural de Foz do Iguaçu e apresenta características que poderiam torná-lo um ponto turístico e de lazer para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário